segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pelos encravados: livre-se desse problema !!!

As causas

Geralmente, o pelo encrava porque o canal por onde ele passa fica obstruído. "As células mortas cobrem a saída e impedem seu aparecimento", explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço. Lesões no poro causadas pela depilação também o deixam inchado e barram a saída. Além disso, o uso de roupas apertadas favorece esse quadro.

Como é

O pelo encravado passa por uma evolução. Começa como uma bolinha (que pode ser vermelha ou não), indicando que o pelo não nasceu corretamente. Em peles brancas, dá até para ver o caminho que ele faz. Se não for cuidado, o fio infl ama a região, que fica avermelhada - às vezes, uma secreção amarela aparece e causa dor. Depois disso, é possível que um cisto se forme: para reconhecê-lo, toque a área e veja se está maior, mais rígida e sensível.

As depilações

Cada pessoa reage diferentemente aos tipos de depilação. Especialistas apontam como melhor opção a definitiva, a laser, que queima a raiz do fio. O problema? O preço: é cara. Diante das outras alternativas, a depilação com lâmina, feita no sentido do crescimento do fio, "geralmente traz menos problemas, pois não arranca o pelo", diz Annia. Cremes depilatórios também funcionam assim (mas você deve checar se não é alérgica à fórmula).

Prevenção

Para não ter encravados, faça uma esfoliação para afinar a pele alguns dias antes de se depilar. Quando perceber que os pelos estão começando a nascer de novo, repita a esfoliação por três dias seguidos. "O processo deixa a pele mais preparada para facilitar a saída do pelo e evitar que fique encravado", ensina a dermatologista Gabriela Casabona, da clínica Vida. Para ter um efeito melhor, use esfoliante corporal com pequenos grãos em vez de passar uma bucha vegetal, que pode agredir a cútis.

Emergência

Recebeu um convite de última hora para ir a um encontro ou à praia e notou alguns pelos encravados? Você só poderá removê-los "se estiverem superficiais e sem inflamação", diz Mônica Linhares, dermatologista do Espaço Saúde Rio. Se for o caso, tenha muito cuidado: esterilize uma agulha, colocando-a no fogo até que fique vermelha. Espere esfriar e limpe com álcool. Então, fure a pele e retire o fio. Agora que ele passou da superfície, puxe-o delicadamente com uma pinça.

Dica: Após fazer depilação na virilha, para deixar a pele bem lisinha, basta aplicar uma camada da pomada Diprogenta com Bebê vida. Nenhuma bolinha, nenhum pelinho encravado, nenhuma vermelhidão, pele lisinha, lisinha... Perfeita!

Gente eu sofro muito com peles encravados…vou testar a dica....

Beijinhus Nylla

Fonte: MDE Mulher

4 comentários:

Catherine Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ideia² disse...

AI!!! Nada pior mais incomodo q pelo encravado!!
Ainda beem que me dá raramente!!
Adorei as dicas ;)
Pra começar bem a semana,nada melhor que música,né?!!
Passa lá, confira :
http://ideiaoquadrado.blogspot.com/
Beijos!!
@WelenMedeiros

Joice Gonçalves disse...

Ai, eu me sofro desse mal. Obrigada pelas dicas.
Beijos, Joice

mocinhaselegantes.blogspot.com

Twitter: @melegantes

Viviane Emília - Naturopata disse...

Hum, boa dica, tbm vou testar.

Bjos

Postar um comentário

 
temas blogspot - mario jogos